-
Arquitetos: Bastias|Cardemil arquitectos, Sabbagh Arquitectos; Bastias|Cardemil arquitectos, Sabbagh Arquitectos
- Ano: 2013
-
Fotografias:Nico Saieh
-
Fabricantes: Hunter Douglas
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto se desenvolve no marco da construção do novo pavimento de engarrafamento de bebidas ANDINA S.A., que foi construída nos anos 2012 e 2015. Esse projeto foi liderado por Sabbagh Arquitectos e neste contexto nos convida a desenhar um dos edifícios considerados no plano diretor.
Localizado proximamente no acesso sul da planta, o Corpo E corresponde a um edifício de apoio a operação logística, constituindo-se como primeiro filtro para que os caminhões que entram ou saem das área sejam inspecionados.
O edifício está conformado por uma barra contínua de dois pavimentos de altura, estruturada por meio de lajes e molduras rígidas de concreto armado. Sobre essa, projeta-se uma coberta metálica contínua, de geometria independente, que envolve a estrutura de concreto. Sob essa envolvente criam-se também outros espaços de pé-direto duplo como a praça de acesso e outros mais funcionais como a área de logística, através dos quais ventila-se os recintos de maneira natural.
A edificação de dois pavimentos contém as dependências do banco e área de gestão de valores que as transportadoras arrecadam de diferentes partes da cidade de Santiago. Além disso, abriga áreas administrativas de operações e vendas que se localizam no segundo pavimento.
A área de expedição fiscaliza as cargas que os caminhões transportam. Tal operação é apoiada por três módulos comerciais e cada rua conta com uma plataforma metálica para facilitar o processo de inspeção.
A localização definida pelo plano diretor considerou uma estreita faixa do terreno, determinando que a orientação principal seria leste e oeste. O projeto responde a essa condição através da proposta de telas metálicas trabalhadas com diferentes graus de abertura segundo sua orientação e funcionalidade no espaço o qual se encontram.